O gabinete de desenho de Barcelona Morgui-Sunico teve a valentia e a imaginação para unir essas duas permissas e dar-lhes forma.
O Departamento de Território e Sustentabilidade da Generalitat de Catalunya junto com a Agência Catalã de Resíduos organizam, desde há 9 anos, os Prémios Catalães de Eco-Desenho. Neste marco se premeiam as iniciativas de empresas e desenhadores que melhor unem os conceitos de desenho e sustentabilidade. Para dar visibilidade aos premiados organiza-se uma exposição itenerante que mostra os detalhes de cada uma das iniciativas premiadas.
Para esta exposição, o gabinete Ferran Morgui e a sua equipa, dispõem de duas permissas com que organizam a exposição dos projectos galardoados:
- Visão meio-ambiental e de reutilização dos meios expositivos e
- Adaptabilidade modular nos distintos espaços que vão receber a exposição.
A ideia e a solução:
Para eles inspirarão-se nos fardos de plástico que se amontoam nos recintos de reciclagem. Fardos esses, muitas vezes de distintas cores estão compactados e atados para dar-lhes uma morfología que permite empilhá-los e manejá-los com comodidade.
Baseados nesta imagem icónica han desenharam módulos insufláveisque cumprem perfeitamente com as premissas iniciais e conseguem encher o espaço expositivo de forma elegante e excepcionalmente original. Os módulos foram organizados em dois tamanhos que visualmente indica o vencedor e os finalistas e com um código de cores que identificão cada uma das cinco categorías em concurso.
Os modulos insufláveis foram feitos em tecnología estanque (não precisam de motor para manter-se cheios) e estabilizão-se mediante uma base de madeira. As cintas de distintas cores que “atão” cada um dos volumes servem para controlar a deformação típica de um insuflável e para codificar visualmente as 5 categorías de prémios.
A primeira etapa da exposição pôde-se ver na sala de exposições do Palau Robert de Barcelona desde 20 de Outubro até 19 de Novembro.