Conhecemos Jeff Koons, devido ao ballon dog, a escultura de um cão feita em aço inoxidavél com a aparência de um globo insuflável. Esta obra de 1994 é a mais icónica de Koons e também a sua obra mais cara leiloada (Christie’s, 58,8$ milhões) a sua aproximação ao mundo dos insufláveis remonta as suas primeiras obras como artista no final da década de 70’. Nestas primeiras obras o artista utiliza directamente jogos insufláveiscomo elementos conceptuais da mesma e vai desenvolvendo até á monumentalidade na década dos 90’.
Desde 12 de maio até 2 de junho poderá ser visto, em frente á entrada do Rockefeller Center de Nova Iorque, a última escultura do artista da Pensilvânia. Uma obra apresentada pela “Art Production Fund y Kiehl’s Since 1851” e patrocinada por “Tishman Speyer”.
Desta vez Koons aproximou-se do objecto escultural desde um camihno totalmente oposto ás esculturas como ballon dog, titi, ballon swan o ballon rabbit. Em vez da escultura de aço inoxidavél com a aparência de um globo insuflável, partiu de uma figura de porcelana russa dos princípios do S. XX e a transformou numa monumental escultura insuflável de 14m de altura. A escultura enquadra-se dentro da sua série “antiquity” e trata-se de uma terceira revisão depois de uma primeira versão em madeira policromada e uma segunda em aço inoxidavél púlido.
Com a série de esculturas seated ballerina Koons quer fazer uma versão contemporânea da mitológica deusa Venus e simboliza a noção de beleza que nesta ocasião joga com o efeito “espelho” para que os trauseúntes se vejam reflectidos nela. Segundo o próprio Koons:
“O efeito espelho na escultura emula a energía da vida, fala sobre a contemplação e do que significa o ser humano. É uma peça que inspira esperança”
Este é o segundo insuflável “verdadeiro” que faz na sua carreira. O anterior foi uma réplica gigante do seu próprio ballon rabbit que o expôs durante o desfile de ação de graças de NY no ano de 2007.
A nivel constructivo a escultura é fabricada com tecido de nylon efeito de espelho e pintada com tintas transparentes. Cozida á parte e soldada á parte, enche-se mediante uma turbina eléctrica de 1.100 W escondida de baixo do pedestral da base.